sábado, 5 de junho de 2010

Liga Mundial



O Brasil é o país do futebol, este esporte movimenta  muito a economia do país, justamente por isso os jogos tornam-se duvidosos. Corre pela boca pequena que nos campeonatos internos e externos só ganha quem paga mais...




Independente da corrupção, eu conheço um esporte melhor que o futebol a nível nacional: o Voleibol. Sem comparação! Dá muito mais prazer assistir a uma partida da seleção masculina de vôlei do que da seleção de futebol, isto sem entrar no mérito da convocação do Dunga!

As partidas são muito mais dinâmicas, há uma variedade maior de pontos por minuto, ao contrário do futebol que o torcedor fica quase noventa minutos a espera de um gol chorado, e isso quando sai gol! No vôlei há um TIME, não tem como nenhuma estrela ficar na banheira esperando a bola vir pra fazer o gol e levar a fama, o vôlei exige a participação de todos, em todas as posições praticamente. Ganhando ou perdendo (acontece às vezes...), a responsabilidade é conjunta, não tem como ter omissão de ninguém.  


E a vibração a cada ponto? Sem dancinhas ou gracinhas do tipo Neymar e Robinho, no vôlei há aquela garra, vibração enérgica que se verifica até na seleção feminina! Não tem como, se ganhar dar a fama ao atacante, nem se perder, por a culpa no goleiro, talvez a única coisa em comum é poder culpar o técnico... Mas, ainda assim há uma distância de anos luz entre a competência de Bernardinho e Dunga, que este último está só começando enquanto o outro já é velho de guerra!


Me lembro que na Copa do Mundo de 2006 de futebol, quando o Parreira e seus pupilos voltaram com o sonho do Hexa entre as pernas e cantando "Epitáfio" dos Titãs (isso lá é música tema de alguma coisa, que não um funeral?), logo após, os pupilos do Bernardinho conquistava o mesmo Hexa na Liga Mundial de Vôlei! 
Agora, quatro anos depois, o Dunga leva outra seleção para correr atrás do Hexa perdido, e o mesmo Bernardo leva os teus para conquistar o nono título. É pra quem quer ou pra quem pode?

Seleção de vôlei renovada, mas de acordo com os dois primeiros jogos da liga (Brasil x Bulgária) não deixam nada a desejar, mantém ainda grandes nomes (por mérito, não por estrelismo) como Giba, Dante, o líbero Serginho, Rodrigão, e mais um outro nome que fazia uma espécie de figuração em anos anteriores vêm crescendo como Murilo Endres, irmão do antigo membro Gustavo, e marido da Jaqueline, da seleção feminina. Murilo tem se revelado, está como maior pontuador da seleção brasileira, em dois jogos, ao final como não estará! 

Por estas e por outras, eu guardo minha torcida para a seleção do Bernardinho, sem contar que -espírito esportivo à parte- eles são muito mais bonitos que os do futebol! Entre Murilo e Kaká, Giba e Júlio Cézar ( que são os mais ou menos do futebol) eu prefiro Murilo e Giba! Mas, ainda que o Gianecchini jogasse para o Dunga, não teria motivação nenhuma pra entrar no espírito da Copa. 


Esta é a verdadeira seleção:

Bruno Mossa de Rezende - levantador

Dante do Amaral - ponteiro 
Éder Carbonera - meio de rede
Fabrício Dias - oposto
Gilberto Filho, Giba - ponteiro
João Paulo Bravo - ponteiro
João Paulo Tavares - oposto
Leandro Vissotto - oposto
Lucas Saatkamp, Lucão - meio de rede
Marlon Yared - levantador
Mário Júnior - líbero
Maurício Silva - ponteiro
Murilo Endres - ponteiro
Ricardo Bermudez Garcia, Ricardinho - levantador
Rodrigo Santana, Rodrigão - meio de rede
Sandro de Carvalho - levantador
Sérgio Dutra, Escadinha - líbero
Sidnei Júnior, Sidão - meio de rede
Théo Fabricio Lopes - oposto
Thiago Enrique Barth - meio de rede
Thiago Alves - ponteiro
Wallace de Souza - oposto

Post Scripitum:


Percebe-se que Bernardinho convocou o Ricardinho, ótimo levantador, que foi cortado na véspera dos jogos Panamericanos de 2007 por discussão com o técnico. Dizem que não sabem a razão  da briga. Mas quem substituiu Ricardinho foi Bruno Rezende, filho de Bernardinho... Nada é perfeito!              



Um comentário:

  1. Ainda não aprenderam a ganhar dinheiro (ilícito) com o Vôlei e nem com nenhum outro esporte olímpico. Esse é o motivo pelo qual ainda dá prazer ver um jogo como esse, além dos motivos já citados.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário