sábado, 26 de junho de 2010

Modern Tropical Quintet

Esta foto estava na carteira da esposa do Seu Waldemar.
Era uma vez, quatro jovens rapazes charmosos que atendiam pelos nomes de Plínio Metropoulos (piano), Wilson Ribeiro (guitarra), Edgar Teixeira (bateria), Waldemar Ribeiro (contrabaixo). No final dos anos 50, os quatro brasileiros formavam a banda The Modern Tropical Quartet, e seus estilo de música agradava mais o gosto refinado europeu do que os trópicos, por isso os quatro só eram conhecidos fora do Brasil.




Nos anos 60, o grupo acrescentou a vocalista Holandesa Sara, que mais tarde se tornou esposa de Edgar, e em Copenhage (Dinamarca) adotaram o nome de The Modern Tropical Quintet, ao lado está a capa do disco de 1966. Suas músicas eram um misto de Jazz moderno, bossa nova, e outras misturas psicodélica (alucinantes, melancólicas).


A banda fez poucos shows no Brasil, pegando sua fama pela Europa e tocando em locais como: Castellana Hilton (Madrid), Gran casino (Bélgica), Miller's jazz club (Holanda), Kaiser Keller (Alemanha) e Grand Hotel (Suiça).




Em 1968, The Modern Tropical Quintet foi a banda de apoio de Sérgio Ricardo, no maior festival da música da Record (onde participaram artistas como Elis Regina, Gilberto Gil, Caetano Veloso, e outros):

4° FESTIVAL DA MPB *
TV Record (novembro-dezembro, 1968)

1ºLugar - São Paulo, Meu Amor, de Tom Zé, com Tom Zé.
2° - Memórias de Marta Sare, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri, com Edu Lobo e Marília Medalha.
3º - Divino maravilhoso, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, com Gal Costa.
4° - Dois Mil e Um, de Rita Lee e Tom Zé.
5º -
Dia da Graç
t.a, Mde Sérgio Ricardo, com Sérgio Ricardo e Modern Tropical Quintet 







Pois é! esse é o passado glamouroso do Sr. Waldemar Ribeiro de Lima, que eu conheci numa Casa de Repouso em Francisco Morato/SP, padecido do mal de Alzheimer, e com paralisia por causa de um derrame. Sua esposa D. Luiza Dias de Lima estava presente e pode nos contar um pouco do passado do Sr Waldemar, soube por ela, que o Wilson Ribeiro era seu irmão gêmeo, já falecido.






Considerando tudo que este homem já viveu, é lamentável sabê-lo naquele estado, embora a casa seja um abrigo decente, que parece cuidar bem dos idosos, o Sr, Waldemar já conheceu Chico Anysio (não duvido porque este participou do festival como compositor), Hebe Camargo, Lima Duarte, e já teve uma composição de Lennon e McCartney* em seu disco!

Como pode agora ele estar do modo como eu o encontrei? Tudo bem o país não o reconhecer, mas onde estão as celebridades que já cruzaram o caminho de Sr, Waldemar? Quando me lembro das reclamações de Chico Anysio por não atuar mais (até pouco tempo), quando se dizia desprezado pela mídia... Bem ou mal, o salário de Chico Anysio está garantido para a vida toda, sendo que seu Waldemar só tem por si sua esposa, e agora, as doações da ETEC onde estudo, fora outras contribuições... Vida injusta?

*Discografia: Música/compositores:
Midnight in Moscow Soloviev - Sedoy Matusovsky Ball
Sabor a mi - A. Carrilho
Daar Big Die Moolen -The Windmills Turning
Suavecito - A. Robles
Fascinating Rhythm - George Gershwin e Ira Gershwin
Samba Colorido - Batista
Luna Caprese - A। Cesareo e Ricciardi
All my Loving - John Lennon - Paul McCartney
Baubles, Bangles And beads- Wright Forrest
I Love Paris - Cole Porter
Hello, Dolly! - John Herman

Post Scriptum: Atualmente o disco da banda pertence ao Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), doado como patrimônio da música popular "estrangeira". Mas ainda encontra-se algumas raridades disponíveis à venda na internet, por um valor aproximado de R$ 690,00; no caso são discos usados e revendidos pelos donos, porém em bom estado. Sr Waldemar faleceu no ano seguinte a publicação deste post em 2011.



Faça suas doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene (inclusive fraldas geriátricas):
Associação Amigos do Coração de Jesus
R. Jandira, 481, Jardim Eliza - Francisco Morato/SP
Fone: 4608-1257

4 comentários:

  1. tudo ótimo. eu era amigo do Plínio. sabem onde anda? o conjunto ainda existe?
    grato,
    Otavio Luiz/Ribeirão Preto, sp

    ResponderExcluir
  2. MUITOS BAILES EU DANCEI COM ESSE MARAVILHOSO CONJUNTO NOS ANOS 60,QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E RECUPERE A SAUDEM SAUDADES

    ResponderExcluir
  3. Eu sou baterista e, toquei em conjuntos nos anos 70. Conheci o Modern Tropical Quintet, quando mesmo fez um baile no Jóquei Club de São Bernardo do Campo. Eles fizeram no sábado e nós na sexta e no domingo. Conversei muito com o Edgar. Um cara muito legal. Tocava muito e me deu muitas dicas pois, na época eu tinha 17 anos e tocava bateria fazia apenas 3 anos. Uma banda impecável.

    ResponderExcluir
  4. EU CONHECI O MODERN TROPICAL QUINTET NA SUIÇA QUADO TAMBÉM ESTAVA E TURNÊ COM MEU CONJUNTO SAMBA BLUE. O SEU PIANISTA NA EPOCA ERA O HOJE MAESTRO JORGE CALANDRELLI QUE RECEBEU UMA PROPOSTA PARA DIRIGIR UMA ORQUESTRA NOS ESTADOS UNIDOS E EU TIVE A HONRA DE TER SIDO CONVIDADO PELO EDGAR E PELO O WILSON PARA SUBSTITUI-LO.NÃO PUDE ACEITAR PORQUE TINHA O MEU CONJUNTO O SAMBA BLUE E TÍNHAMOS MUITOS CONTRATOS PARA FRENTE SOB A MINHA RESPONSABILIDADE E ÉRAMOS UMA FAMÍLIA, MAS TIVE A HONRA DESTE CONVITE QUE GUARDO ATÉ HOJE E GUARDAREI PARA SEMPRE. FOI QUANDO ENTROU O PLINIO. MEUS SENTIMENTOS PELO EDGAR, PELO WILSON E PELO WALDEMAR E TODA MINHA TRISTEZA PELO SEU FINAL DE VIDA. ÉRAMOS MUITO AMIGOS.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário